Drª Rita Ferreira Leite
Em 2018 iniciou formação em Medicina Estética e em 2020 terminou a sub- especialização pela Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e cosmética (SPMEc).
Em 2017 realizou formação no curso de certificação em Nutrição Funcional da Nutriscience.
Até 2014 foi Assistente Hospitalar no Instituto Português de Oncologia, Francisco Gentil (IPO) e desde 2015 é Assistente Hospitalar no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).
Médica com Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCML), em 2008.
Em 2013 terminou a especialidade de Radioncologia no IPO. Entre 2009-2013 passou pelo MD Anderson Cancer Center (MDACC), no Texas, pela Clínica Mayo, no Minesota e ainda pelo Instituto Nacional do Cancer (INCA), no Rio de Janeiro.
Trabalhos Científicos
Desde cedo dedicou-se a três áreas:
• Patologia da mulher (ginecologia oncológica, senologia e oncosexologia);
• Patologia do homem (urologia);
• Patologia digestiva (colo-rectal), onde publicou vários artigos nacionais e internacionais.
Colaborou com a formação de outros profissionais de saúde, bem como alunos da FCML e internos da especialidade de Ginecologia-Obstetrícia do IPO.
No CHULC participa na decisão clínica das equipas multidisciplinares das patologias supracitadas, participa da realização de protocolos científicos e ainda em protocolos de emergência médica como compressão medular.
Colabora com alguns projetos de Investigação com o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da FCUL.
É Membro da Sociedade Portuguesa de Radioterapia e Oncologia (SPRO), da European Society for Therapeutic Radiology and Oncology (ESTRO), da Sociedade Espanhola de Oncologia Radioterapica (SEOR) e da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e cosmética (SPMEc) e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (SPME).
Vencedora de dois prémios: IMRT no carcinoma vulvar e Braquiterapia ginecológica guiada por imagem.